Como Investir em Ações #2


Se você decidiu aprofundar seus conhecimentos na renda variável, fez uma conta em uma corretora de valores certificada pela CCVM pensa em começar a investir em ações através da Compra Direta, saiba que, esta modalidade pode gerar MUITOS GANHOS para você. Como também pode acabar com o seu capital em pouco tempo se não souber o que está fazendo.
Para escolher quais ações comprar, vender, e/ou investir, existem dois tipos de análises mais comuns no mercado de ações: a Análise Fundamentalista e a Análise Grafista.
A Análise Fundamentalista leva em consideração os “fundamentos” da empresa como o balanço financeiro, fatores como P/L (Preço/Lucro), Endividamento, ou seja, a sua saúde financeira. Sendo assim o investidor deve avaliar se os papéis estão caros ou baratos em relação aos fundamentos atuais ou futuros. O maior exemplo de investidor que aplica este tipo de avaliação é o Bilionário Warren Buffet, que entre suas frases preferidas costuma afirmar que o investidor fundamentalista deve investir em empresas "que até um idiota possa gerenciar, pois algum dia um idiota irá gerenciá-la".
Já na análise gráfica, parte-se do pressuposto que o “preço desconta tudo”. Ou seja, analisa-se basicamente o gráfico de preços das ações, sem se preocupar com os fundamentos da mesma, partindo de técnicas que envolvem figuras gráficas, movimento de compradores e vendedores, e “suportes e resistências” dos preços. Estes termos “suportes e resistências” são muito comuns no meio grafista sendo que o suporte é o piso da ação, o patamar de preços no qual a maioria dos investidores acha que vale a pena investir. Já a resistência pode ser vista como um teto ou limite de preços, em que os investidores tendem a começar a vender. É como se fosse o patamar de preço máximo que a ação pode atingir, a partir daí ela já começa a ficar cara. Outros ainda complementam a análise utilizando indicadores técnicos como médias móveis, projeções de Fibonacci etc...

 
Geralmente conclui-se que para investimentos de longo prazo, e que não tem tempo de acompanhar o pregão, seria mais indicada a análise Fundamentalista, e para aqueles que preferem os movimentos menores, compra e venda que durem semanas, dias, ou até mesmo horas seria mais indicada a análise Grafista. Porém já existem vários investidores que associam as duas técnicas e acreditam que elas se complementam.

SBS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário