Títulos Públicos – Uma Alternativa Para Poupança

Com o governo mexendo na poupança e uma nova queda da taxa Selic prevista, cada vez mais investidores estão migrando para outras formas de aplicar o seu dinheiro.

Os títulos públicos são ativos de renda fixa que se constituem em boa opção de investimento para a pessoa física. Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.

Há não muito tempo, esses títulos tinham uma acessibilidade que favorecia apenas os mais afortunados. Hoje já é possível comprar títulos do governo a valores menores que R$ 200,00 como pessoa física, através do Tesouro Direto.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Os fundos de renda fixa dos bancos e corretoras geralmente são compostos por títulos públicos, sendo que, com estas informações você pode eliminar a intermediação destes fundos, comprando diretamente. Porém você precisa ter uma conta em banco ou corretora para fazer a compra, e estes na maioria das vezes cobram uma pequena taxa.

Há princípio parece um pouco complicado e burocrático investir nessa modalidade. Porém, passadas as etapas iniciais e a primeira compra, você já se familiariza com o sistema conseguindo ganhos significativamente maiores que a poupança com riscos garantidos pelo Tesouro Nacional.

A facilidade é que toda a operação pode ser feita pela internet. Para conhecer a página do Tesouro Direto clique aqui.

Cada título tem um indexador. Ou seja, cada título terá uma rentabilidade diferenciada, e todos possuem uma data de vencimento. Existem alternativas para médio e longo prazo.

Calma!

Se você está achando tudo muito complicado, o Tesouro Direto tem uma solução para você. Ele fornece uma página para você descobrir qual é o título mais indicado para o seu perfil. Para acessá-la basta clicar aqui.

Vale lembrar também, que diferentemente da poupança, há incidência de Imposto de Renda sobre a lucratividade de cada título, porém, essa diferença é suplantada pela rentabilidade significativamente superior.


SBS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário