DICA DE LIVRO #1


Além de ser o primeiro livro que li sobre o assunto (e por sinal muito prático e produtivo), ele foi também, escrito por um brasileiro, que como nós começou com pouco e depois de conseguir o seu primeiro milhão, resolveu compartilhar com outros brasileiros a sua experiência. O livro é bem direcionado para o que temos no Brasil. Recomendo como primeira leitura, e leitura de cabeceira...
Investimentos inteligentes foi pensado e preparado durante mais de cinco anos. “Ele não nasceu simplesmente de minhas idéias, mas teve a vital colaboração do imenso número de e-mails trocados com meus leitores, ouvintes e usuários do site www.maisdinheiro.com.br”, de onde diariamente chegam novas dúvidas sobre como investir, onde investir, quais cuidados tomar e os temores de se iniciar em um investimento desconhecido”, conta Gustavo Cerbasi.
O consultor garante que não é necessário ser pão-duro para acumular patrimônio e que enriquecer é uma questão de escolha. Para ele, o que está faltando à maioria das pessoas é a percepção de que o planejamento financeiro de longo prazo é muito recompensador, que os bons investimentos estão disponíveis até aos poupadores iniciantes e que todos nós temos em nossas mãos a capacidade de melhorar sensivelmente a história de nossas famílias.
Mas, para chegar lá, é preciso saber que poupar de maneira ineficiente é o mesmo que fazer tempestade em copo d’água. Se o dinheiro não se multiplicar, ao final de muitos anos o poupador terá acumulado apenas o que deixou de consumir.
Destinado a todo brasileiro que sabe, hoje, que é possível ganhar dinheiro investindo em diversas modalidades de investimento, mas não sabe por onde começar e qual estratégia adotar, “Investimentos inteligentes” é divido em duas partes.
Nos primeiros capítulos, Cerbasi dá o panorama do mercado financeiro e aponta os obstáculos ao investidor iniciante, atitudes a serem evitadas, as qualidades do bom investidor e desmonta mitos tais como “Risco deve ser evitado ou minimizado” ou “Sou um investidor bem-informado”.
Já na segunda etapa, o autor parte para orientações práticas sobre estratégias de investimentos e garante que não faltam boas opções. Detalhadamente e mostrando os prós e contras, ele trata de temas como renda fixa, ações, fundos, previdência privada, imóveis, compra e venda e encerra com orientações estratégicas de investimentos para uma vida equilibrada.
O autor defende ainda que economizar por economizar ou investir a qualquer custo não leva à felicidade. “Sou contra tirar o prazer para se ter dinheiro. Se a pessoa tem um objetivo claro - uma viagem, uma faculdade, um curso no exterior, um carro novo, uma velhice tranqüila -, a economia não vira castigo”, diz. Como exemplo ele cita a situação de uma família que pretende cortar todos os gastos supérfluos para ir à Disney no ano seguinte. “As crianças vão até se entusiasmar com esse plano de corte de despesas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário